Atenea

Atenea é a base de dados que a Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e do Caribe (http://www.reddesalud.org) construiu, a partir de 1994, no Brasil, na Nicarágua, no México, no Peru, na Colômbia, no Suriname e no Chile. É um instrumento de monitoramento dos resultados da implementação do programa de ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, realizada, naquele ano, no Cairo.

A Atenea contém dados atualizados sobre a situação social, política e de saúde da mulher latino-americana, incluindo números sobre a violência sexual contra a mulher; a responsabilidade masculina em sexualidade e reprodução; a participação das organizações de mulheres em instâncias de decisão; o acesso de adolescentes à informação e aos serviços de saúde sexual e reprodutiva; a qualidade do atendimento nos serviços de saúde sexual e reprodutiva; o aborto inseguro; e a prevenção da Aids, com atendimento a soropositivos.

Desde sua criação, os dados consolidados pela Atenea demonstraram que houve avanços substanciais nas legislações nacionais, que passaram a incluir os direitos da criança e do adolescente e as medidas preventivas contra a violência e a pandemia da Aids. A base de dados comprovou, no entanto, lacunas nas leis quanto à responsabilidade masculina em sexualidade e reprodução e à atenção ao aborto inseguro. A qualidade do atendimento nos serviços de saúde sexual e reprodutiva também está ausente das leis da região, com exceção do Brasil. A participação de organizações de mulheres em instâncias de decisão foi incorporada somente na legislação brasileira.