Marie-Jeanne, Alfred

Marie-Jeanne, Alfred

Rivière-Pilote (Martinica), 1936

Eleito presidente do Conselho Regional da Martinica em 1998, Alfred Marie-Jeanne nasceu em Rivière-Pilote, em 1936. Filho de uma arrumadeira, concluiu o estudo básico na sua cidade natal. Conseguiu uma bolsa de estudos para o ensino médio no Liceu Schoelcher, em Fort-de-France. Formou-se bacharel em matemática. Depois de dois anos de estudo na Escola Normal, obteve a licenciatura. Nos anos 1970, tornou-se mestre em ciências econômicas pela Universidade das Antilhas e da Guiana.

Em 1971, Alfred Marie-Jeanne iniciou-se na política ao ganhar as eleições municipais de Rivière-Pilote. Partidário das ideias de esquerda, fundou, em 1973, o movimento La Parole au Peuple (A Palavra ao povo), que se transformou, em 1978, no Movimento para a Independência da Martinica (MIM). Sua fama é a de um orador cativante e dono de um carisma incontestável. É considerado o representante do nacionalismo na Martinica.

Em janeiro de 2000 lançou, no Conselho, o Projeto Martinica, cujo pressuposto era conquistar inicialmente o estatuto de uma região ultramarina autônoma, com um regime fiscal e social adequado às suas necessidades. Foi presidente do Conselho Regional da Martinica de março de 1998 a março de 2010. É também membro da Assembleia Nacional francesa.

Conteúdo relacionado
Martinica
Césaire, Aimé
Fanon, Frantz