Sarlo, Beatriz

Buenos Aires (Argentina), 1942

Os temas preferidos de Beatriz Sarlo são a literatura, sua relação com a mídia, a política e a literatura popular. Além disso, tornou-se uma especialista nas obras de Domingo Faustino Sarmiento, Julio Cortázar, Jorge Luis Borges e Victoria Ocampo.

Em 1985 publicou El imperio de los sentimientos: narración de circulación perió­dica em Argentina, 1917-1927 . Em 1988, Una modernidad periférica: Buenos Aires, 1920-1930. E em 1994, Escenas de la vida posmoderna: intelectuales, arte y vídeo cultura em Argentina. Em 1998, La máquina cultural: maestros, traductores y vanguardistas. Em 1978 fundou, com outros intelectuais, a revista Punto de Vista.

Sua obra crítica é característica de um movimento que tomou conta dos estudos literários ao final do século XX, partindo do texto literário para a interdisciplinaridade e visões culturais mais abrangentes. Seus trabalhos são muito conhecidos na Europa, nos Estados Unidos, em outros países da América Latina, inclusive no Brasil. Neste país sua perspectiva de abordagem guarda similitudes com a da crítica Heloí­sa Buarque de Hollanda. Outra obra: Instantáneas: medios, ciudad y costumbres en el fin del siglo (1996).

Conteúdo relacionado
Literatura
Argentina
Candido, Antonio