Ronaldinho Gaúcho

Porto Alegre (Brasil), 1980

O futebolista brasileiro Ronaldo de Assis Moreira, o Ronaldinho ou Ronaldinho Gaúcho – para diferenciá-lo de Ronaldo, o goleador carioca Ronaldo Luiz Nazário de Lima –, nasceu em Porto Alegre, no dia 21 de março de 1980. Sua primeira equipe foi o Grêmio, time de sua cidade natal, no qual estreou com apenas dezessete anos. Em 1997, Ronaldinho Gaúcho ganhou o Campeonato Mundial Sub-17, foi artilheiro e considerado o melhor jogador do torneio. Naquele mesmo ano, o Grêmio rejeitou uma oferta do PSV Eindhoven da Holanda de 7 milhões de euros.

Ronaldinho começou a fazer história com a camisa da seleção brasileira na Copa América de 1999, na partida entre Brasil e Venezuela, vencida pelo Brasil por 7 a 0. Ronaldinho entrou no segundo tempo e marcou o gol considerado o mais bonito da competição, dando um lençol no defensor e chutando cruzado para vencer o goleiro. Apesar disso, aquela Copa América, da qual o Brasil foi campeão, ainda foi da dupla “Ri-Ro” (Rivaldo e Romário).

Depois de ter sido artilheiro do Torneio Pré-Olímpico Sub-23 do Brasil (com nove gols), dos Jogos Olímpicos de Sidney e da Copa das Confederações (com seis gols) em 2000, foram muitas as ofertas ao Grêmio por Ronaldinho.

Em 2001, Ronaldinho transferiu-se para o Paris Saint-Germain (PSG), no qual estreou no dia 4 de agosto. A atuação do jovem jogador brasileiro foi espetacular, deslumbrando o campeonato francês. No entanto, nos seus dois anos no PSG, o jogador não conquistou nenhum título. Mesmo sofrendo decepções com o PSG, o jogador obteve seu primeiro título mundial com o Brasil, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, em 2002, na Copa do Mundo da Coreia e do Japão, contribuindo de forma decisiva para a conquista do pentacampeonato.

Nesse mesmo ano, o clube espanhol FC Barcelona comprou o astro brasileiro por 25 milhões de euros (28,2 milhões de dólares). Ronaldinho estreou na primeira divisão da Liga espanhola em 30 de agosto de 2003 em uma partida com o Atlético de Bilbao, vencendo por 1 a 0. Nessa temporada ficou em segundo na Liga espanhola, título que conquistou na temporada seguinte. Com o FC Barcelona, foi proclamado campeão também da Supercopa da Espanha em 2005.

Em 2004, foi eleito pela FIFA o melhor jogador do mundo. Em 2005, ganhou a Bola de Ouro como melhor jogador da Europa pela prestigiada revista France Football e levou novamente o título de melhor do mundo.

Sua estreia na seleção brasileira foi em 26 de junho, em uma partida contra a Letônia. Na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, teve atuação apagada, como toda a seleção brasileira, terminando em quinto lugar.

Conteúdo relacionado
Esporte
Garrincha, Mané
Pelé