Baltar, Amelita

Buenos Aires (Argentina), 1940

Maria Amelia Baltar estudou música e violão, e iniciou a carreira como cantora em um quinteto vocal voltado para a música folclórica, em 1962. Iniciou a carreira solo em 1966. Obteve sucesso logo com o primeiro disco e, no ano seguinte, realizou apresentações em diversas cidades da Argentina. Foi ouvida, então, por Astor Piazzolla, que a convidou para participar da sua ópera Maria de Buenos Aires, que estreou em 1968.

Passou a atuar de forma exclusiva com esse compositor e, no ano seguinte, apresentou a “Balada para un loco”, da dupla Piazzolla/Horacio Ferrer (1933), em um festival. A música causou impacto e imediatamente vendeu milhares de discos. Iniciou, então, a carreira internacional, apresentando-se em vários países latino-americanos e da Europa.

Foi casada com Astor Piazzolla até 1974. Juntos, por anos seguidos, realizaram apresentações e gravações de grande prestígio. Uma de suas marcas artísticas é a grande capacidade de interpretação dramática, no que se compatibilizava bastante com as obras do compositor.

Seguindo sua carreira independente, Amelita Baltar continua mantendo agenda de intensas apresentações na Argentina e em diversos países.

Conteúdo relacionado
Música
Elis Regina
Vargas, Chavela