Elis Regina

Porto Alegre, 1945 - São Paulo (Brasil), 1982

Considerada herdeira das cantoras de rádio em carisma e popularidade, Elis Regina tor­nou-se conhecida do grande público por sua apurada técnica vocal. Cantava des­de os onze anos de idade na rádio Farroupilha. Em 1959, assinou seu primeiro contrato profissional na rádio Gaúcha de Porto Alegre, e, no ano seguinte, foi para o Rio de Janeiro, onde gravou seu primeiro compacto pela Continental. Essa gravadora lançou, em 1961, seu primeiro disco, Viva a brotolândia, em que era evidente a influên­cia da Jovem Guarda.

Em 1964, chegou ao Rio de Janeiro, acompanhada pelo pai, para tentar a carreira nacional. Assinou um contrato com a TV Rio para participar do programa Noites de Gala. Tornou-se conhecida nacionalmente em 1965, quando ganhou o I Festival de Música Popular Brasileira da TV Excelsior, com a música “Arrastão”, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes. Ao lado de Jair Rodrigues apresentou nesse ano um dos programas musicais considerado referência da música brasileira: O Fino da Bossa, na TV Record.

No fim dos anos 1960, apresentou-se nas principais capitais europeias e latino-americanas. Um de seus trabalhos mais importantes foi o disco Elis e Tom, gravado em 1974, nos Estados Unidos. Em 1979, participou do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, ao lado de Hermeto Pascoal, no teclado, e gravou um de seus maiores sucessos, “O bêbado e a equilibrista”, de Aldir Blanc e João Bosco, canção que fala da volta dos exilados pelo regime militar.

A crítica não a perdoava pelo repertório eclético e nem sempre de bom gosto. Hermeto Pascoal chegou a declarar que Elis parecia perdida, sem saber se gostaria de ser uma cantora de rock ou de fazer música política. Somava-se a isso o seu temperamento enérgico que lhe rendeu os apelidos de Furacão e Pimentinha. Faleceu em 1982, deixando três filhos: João Marcelo Bôscoli (com Ronaldo Bôscoli), Pedro Camargo Mariano e Maria Rita, do seu casamento com César Camargo Mariano. Os três enveredaram pela carreira musical.

Conteúdo relacionado
Música
Brasil
Dança