O Teatro Arlequín foi fundado no Paraguai por José Luís Ardissone, em 1982, num velho galpão transformado em sala de teatro. Desde sua fundação desenvolveu intensa atividade artística e pedagógica. Além das peças encenadas, mantém uma escola de formação de atores e se converteu em um centro cultural a serviço da comunidade.
O extenso repertório, com quase duas centenas de montagens ao longo de 33 anos, é bastante eclético, transitando do teatro popular aos grandes clássicos. Entre os mais destacados estão A casa de Bernarda Alba (Federico García Lorca), de 1983, O burguês fidalgo (Molière), de 1987, As troianas (Eurípides), de 1984, A morte do caixeiro-viajante (Arthur Miller), de 1984, Mãe coragem (Bertolt Brecht), de 1985, turnê internacional (Argentina e Brasil), e Hamlet (William Shakespeare), também de 1985.
O Teatro Arlequín foi o organizador do Primeiro Festival de Maio de Teatro Internacional de Assunção. É o único grupo paraguaio que ainda permanece, desde a fundação, em constante atividade.