Musa, Said Wilbert

Musa, Said Wilbert

San Ignácio (Belize), 1944

Quarto filho de uma humilde família camponesa, descendente de palestinos, Said Musa começou a trabalhar ainda muito jovem. Depois de concluir os estudos primários, mudou-se para a Cidade de Belize, onde estudou no St. John’s College. Graduou-se em direito pela Universidade de Manchester, Inglaterra.

Retornou a Belize em 1967 e participou do processo de desenvolvimento do Estado, que recentemente havia conquistado sua independência parcial. Nesse mesmo ano, participou do Circuito de Magistrados, e, posteriormente, foi eleito presidente da União de Servidores Públicos. Em 1974, aderiu ao Partido do Povo Unido (PPU), passando a participar da luta pela independência. Em meados dos anos 70, com os correligionários Assad Shoman e Lawrence Balderamos, montou um escritório de advocacia e passou a se dedicar à militância social e a participar da Associação União dos Negros para o Desenvolvimento.

Em 1975, disputou e perdeu sua primeira eleição, mas George Price o nomeou senador para o mandato de 1974-79. Exerceu os cargos de advogado geral da União, ministro da Educação e dos Esportes e do Desenvolvimento Econômico, entre 1979 e 1984. Nesse período, participou da elaboração da Constituição de 1981. Desempenhou também representações junto a organismos internacionais como a Comunidade do Caribe, a Comunidade Britânica de Nações (Commonwealth of Nations) e as Nações Unidas. Depois da independência, foi ministro das Relações Exteriores. Em 1996, assumiu a liderança do PPU. Em 1998, foi eleito primeiro-ministro e reeleito em 2003, permanecendo no cargo até 2008.

Conteúdo relacionado
Belize
PDU
PPU