PDU

Partido Democrático Unido, Belize

A administração colonial britânica reagiu à criação do PPU estimulando a formação do Partido Nacional (PN), em 1951. Apesar do amparo oficial, o PN teve pouco apoio popular. Os dissidentes do primeiro partido belizenho, como Philip Goldson, em vez de se filiarem ao PN, em 1956, preferiram fundar o Partido da Independência Hondurenha (PIH). Como ambos foram derrotados em 1957, o PN e o PIH se aliaram em 1958 para formar o Partido Nacional da Independência (PNI), mas, ainda assim, não conseguiram fazer frente ao PPU. Goldson­ liderou a seguir a formação de um novo partido, o Movimento Democrático do Povo (MDP), presidido por Dean Lindo,­ que se aliou ao PNI, mas teve um desempenho eleitoral tão sofrível que foi dissolvido. Em setembro de 1973, uma coalizão entre essas diferentes forças formou o Partido Democrático Unido (PDU – de United Democratic Party), liderado por Lindo.

O PDU abriu as portas a todos os opositores e descontentes com o PPU e, assim, conseguiu crescer e melhorar progressivamente seu desempenho eleitoral. Lindo foi derrotado nas eleições municipais de 1979 e acabou perdendo o comando do PDU para Theodore Aranda, descendente de garifunas. Isso provocou disputas raciais no interior do partido, além de queixas de incompetência, culminando com a renúncia de Aranda em 1982, que, posteriormente, formou o Partido Democrata Cristão, que se uniria ao PPU em 1988.

Manuel Esquivel, então senador pelo PDU, foi escolhido presidente do partido. Em razão da crise do início da década de 1980 e da conquista do apoio da população mestiça, o PDU chegou ao governo municipal de diversas cidades em 1983. A principal delas foi a capital, Cidade de Belize. Em 1984, o partido ganhou o pleito nacional e Esquivel tornou-se primeiro-ministro. No governo, o PDU sofreu críticas do PPU, entre elas a crescente presença das entidades norte-americanas USAID e Peace Corp, a aplicação do receituário do Fundo Monetário Internacional (FMI) e a venda de cidadania a estrangeiros. O PDU contestava afirmando que essas políticas tinham sido iniciadas pelo governo anterior e garantia que estava implementando dolorosas, mas necessárias, reformas.

A derrota eleitoral de 1989 e as alegações de negócios espúrios de alguns de seus militantes provocaram uma cisão do partido. Ainda assim, o PDU permaneceu politicamente forte e, como a única oposição real ao PPU, venceu as eleições de 1993.

Em 2008, Dean Oliver Barrow, do PDU, foi nomeado primeiro-ministro de Belize, sendo reeleito em 2012.

Conteúdo relacionado
Belize
Esquivel, Manuel
PPU