Maria da Graça Meneghel iniciou carreira de modelo fotográfico aos dezesseis anos e aos dezoito posou nua para revistas masculinas. Participou de seu primeiro filme em 1982 – Amor, estranho amor, dirigido por Walter Hugo Khouri. Estreou como apresentadora de programas infantis na Rede Manchete, em 1983 e, três anos depois, transferiu-se para a Rede Globo, onde ganhou o apelido de “rainha dos baixinhos”. Filmou com o grupo de comediantes Os Trapalhões e, depois, fez seus próprios filmes (cujas bilheterias somadas ultrapassam 25 milhões de espectadores). Comercializou com êxito sua imagem para vários países e gravou três dezenas de discos para o público mirim – que já venderam mais de 30 milhões de unidades no mundo todo. Fenômeno de mídia, foi namorada de Pelé e de Ayrton Senna, líder de audiência na TV, marca de produtos infantis e juvenis. Sua fortuna é avaliada em mais de 100 milhões de dólares.
Contratada da Rede Globo por quase trinta anos, em 2015 não renovou com a emissora e assinou contrato com a concorrente Rede Record.
A Fundação Xuxa Meneghel, fundada e dirigida pela apresentadora desde 1989, recebeu registro no Conselho Nacional de Assistência Social em 2006. A instituição oferece apoio escolar, cursos complementares, cuidados odontológicos e oficinas de arte para crianças e realiza programas comunitários para atender a jovens, adultos e idosos moradores da comunidade no entorno da instituição, em Pedra de Guaratiba, na cidade do Rio de Janeiro.