Olodum, Bando de Teatro

Com sua luta pela reafirmação das raízes da cultura baiana, o bloco afro Olodum transcendeu o universo do carnaval e abriu terreno também para as artes cênicas. O Bando de Teatro Olodum, fundado em 1990, é um dos seus fortes braços no campo da resistência cultural.

De certa forma, a trajetória do Bando, de Salvador, dialoga com a do Teatro Experimental do Negro (1944-1968), do Rio de Janeiro, do qual foram integrantes artistas como Abdias do Nascimento, Aguinaldo Camargo e Ruth de Souza.

O repertório do Bando diz respeito ao seu povo e à realidade da capital baiana, sem perder de vista o caráter universal da arte. É um teatro indignado, mas que não abre mão da alegria. Foi assim em espetáculos como Essa é nossa praia (1991) e Bai bai Pelô (1994), textos assinados pelo também encenador Márcio Meirelles, que integra o núcleo artístico com a diretora Chica Carelli, o coreógrafo Zebrinha e o diretor musical Jarbas Bittencourt.

A peça Erê pra toda a vida – Xirê (1996) discutiu a chacina de crianças na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, episódio de 1993 que ganhou repercussão internacional. Relato de uma guerra que (não) acabou (2001) interpretou o caos social provocado pela greve das polícias civil e militar em Salvador.

A contundência e o apelo popular equilibram-se com a lapidação das linguagens cênica e dramatúrgica. Há uma nítida preocupação com o conteúdo épico. É sintomática a inclusão de coros formados por dezenas de atores, em sua maioria também cantores, dançarinos e tocadores. As obras dos dramaturgos alemães Bertolt Brecht e Heiner Müller são referências para o grupo, que já montou Ópera de três mirréis (1996) – adaptação de Ópera de três vinténs – e Medeamaterial (1993). Na metade dos anos 90, o Bando participou do projeto de reconstrução do Teatro Vila Velha, símbolo de resistência artística na ditadura militar. Atualmente, é um dos grupos que nele reside.

Espetáculo Bença do Bando de Teatro Olodum, no Teatro Vila Velha, em Salvador, na Bahia (João Milet Meirelles/Creative Commons)
Conteúdo relacionado
Teatro
Brasil