Mapa Teatro

O Mapa Teatro, grupo de Bogotá, Colômbia, dirigido pelos irmãos Rolf e Heidi Abderhalden, realiza desde 1984 um trabalho experimental de pesquisa de linguagem contemporânea, integrando artes plásticas e técnicas corporais como as praticadas na escola de Jacques Lecoq, onde os irmãos estudaram. Seu primeiro espetáculo na Colômbia foi uma versão sem palavras do conto, de Julio Cortázar, Casa tomada (1986). Entre 1988 e 1990 pesquisou e encenou De mortibus, réquiem a Samuel Beckett, homenagem ao autor, com quem o grupo mantinha correspondência. Fez também Medeamaterial (1991), de Heiner Müller, autor ao qual retornou com Horácio (1993). Outra montagem significativa do período foi Oresteia ex-machina (1994), inspirada na primeira trilogia de Ésquilo.

Um de seus trabalhos mais conhecidos, a versão de Ricardo III, de Shakespeare, dirigida por Heidi Abderhalden em 2000, é uma releitura pessoal, com base em uma seleção de fragmentos poéticos que aludem à violência da Colômbia atual. No ano seguinte, o grupo encenou Cais Oeste (Muelle Oeste) (Bernard-Marie Koltès), dirigida por Rolf Abderhalden. Em 2002, o grupo apresentou um trabalho em progresso cênico-pedagógico sobre o mito de Prometeu, no Seminário de Teatro y Performance organizado pela Eitalc (Escola Internacional de Teatro de América Latina e do Caribe), e vem realizando diversas coproduções teatrais e pedagógicas.

Entre suas montagens se destacam: Ansío los Alpes: así nacen los lagos (2007/2008), El principito (2008), Los santos inocentes (2010), Discurso de un hombre decente (2011) e Los incontados: un triptico (2014).

Conteúdo relacionado
Teatro
Colômbia
Eitalc