ICTUS

Grupo teatral chileno

Referência histórica do teatro no Chile, o grupo Ictus foi fundado em 1955 por alunos de atuação do Teatro Ensayo, da Universidade Católica de Santiago, entre os quais figuravam Jaime Celedón e Germán Becker. A história do grupo está ligada ao desenvolvimento continental do teatro independente, do qual é um dos principais representantes. Com a renovação da cena e do público proporcionada pelos teatros universitários chilenos na década de 1950, os teatros independentes desenvolveram-se como um movimento que defendia a necessidade de um modelo teatral mais livre, com autonomia econômica e radicalidade política.

Nos primeiros anos, o Ictus encenou textos do repertório moderno, de autores como Eugène Ionesco, Harold Pinter, Edward Albee e Ariano Suassuna, entre tantos outros. É desse período a inauguração da sala de teatro La Commedia, com a monta­gem de El velero en la botella de Jorge Díaz, em 1962, de quem já tinham montado El cepillo de dientes (1960) e montariam Variaciones para muertos de percu­sión (1964), entre outras colaborações. Em 1969, ao participar, na Televisão Nacional, do programa La Manivela, o Ictus deu início à prática da criação coletiva, experimentada na montagem de Cuestionemos la cuéstion, do mesmo ano, e que se tornou o processo fundamental de suas produções posteriores, mesmo quando contou com a colaboração de dramaturgos.

Em seus espetáculos, que nunca deixaram de expressar a situação política da época, foram experimentadas diversas formas de criação coletiva: a teatralização de relatos breves em Tres noches de un sábado (1972), os improvisos a partir de uma imagem de três homens desempregados em Pedro, Juan y Diego (1976), ou a vontade de exprimir a dor da conjuntura social em Cuántos anos tien un día (1979), e até mesmo a adaptação de um texto literário, como em Sueños de mala muerte (1983), que contou com a colaboração do autor José Donoso. Em 2005, o Ictus apresentou a obra Okupación, outra criação coletiva de um grupo que se identifica com os movimentos de invenção do moderno teatro de grupos da América Latina.

Conteúdo relacionado
Teatro
Aleph, Teatro
Feria, Teatro la