Referência histórica do teatro no Chile, o grupo Ictus foi fundado em 1955 por alunos de atuação do Teatro Ensayo, da Universidade Católica de Santiago, entre os quais figuravam Jaime Celedón e Germán Becker. A história do grupo está ligada ao desenvolvimento continental do teatro independente, do qual é um dos principais representantes. Com a renovação da cena e do público proporcionada pelos teatros universitários chilenos na década de 1950, os teatros independentes desenvolveram-se como um movimento que defendia a necessidade de um modelo teatral mais livre, com autonomia econômica e radicalidade política.
Nos primeiros anos, o Ictus encenou textos do repertório moderno, de autores como Eugène Ionesco, Harold Pinter, Edward Albee e Ariano Suassuna, entre tantos outros. É desse período a inauguração da sala de teatro La Commedia, com a montagem de El velero en la botella de Jorge Díaz, em 1962, de quem já tinham montado El cepillo de dientes (1960) e montariam Variaciones para muertos de percusión (1964), entre outras colaborações. Em 1969, ao participar, na Televisão Nacional, do programa La Manivela, o Ictus deu início à prática da criação coletiva, experimentada na montagem de Cuestionemos la cuéstion, do mesmo ano, e que se tornou o processo fundamental de suas produções posteriores, mesmo quando contou com a colaboração de dramaturgos.
Em seus espetáculos, que nunca deixaram de expressar a situação política da época, foram experimentadas diversas formas de criação coletiva: a teatralização de relatos breves em Tres noches de un sábado (1972), os improvisos a partir de uma imagem de três homens desempregados em Pedro, Juan y Diego (1976), ou a vontade de exprimir a dor da conjuntura social em Cuántos anos tien un día (1979), e até mesmo a adaptação de um texto literário, como em Sueños de mala muerte (1983), que contou com a colaboração do autor José Donoso. Em 2005, o Ictus apresentou a obra Okupación, outra criação coletiva de um grupo que se identifica com os movimentos de invenção do moderno teatro de grupos da América Latina.