O beisebolista Fernando “Toro” Valenzuela nasceu numa modesta casa de tijolos com teto de barro e palha, em um povoado de 250 habitantes do estado mexicano de Sonora. Arremessador canhoto, lançava girando o pulso para fora do corpo. Tornou-se famoso pelo arremesso em espiral, que exige uma técnica muito apurada e que Valenzuela manejava com perfeição. Estreou no Puebla, equipe da Liga Mexicana de Beisebol, e, em 1979, entrou, com apenas dezenove anos, para o Los Angeles Dodgers, dos Estados Unidos.
Conta-se que, em sua estreia, dormiu durante a habitual sessão de massagens, antes do início da partida. Depois da sesta, em sua primeira aparição nas Grandes Ligas, foi o destaque do jogo. Daí em diante começou uma carreira de sucesso vertiginoso. Com os Dodgers ganhou as Séries Mundiais em 1981, estabelecendo nesse mesmo ano o recorde de oito blanqueadass (ou shutout, jogos em que uma equipe não deixa a outra completar nenhuma corrida). Foi um momento incrível para Valenzuela: considerado pelo Sporting News o melhor jogador do ano, o melhor pitcher estreante, além de ganhar o troféu Cy Young, prêmio de melhor arremessador.
Nesse mesmo ano, foi convidado para participar da campanha eleitoral no México e, ao se casar, recebeu felicitações do então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan. Em 1981 e 1986, foi incluído na equipe ideal da Liga Nacional, e, em 1981 e 1983, na melhor equipe de rebatedores. Em 1986, foi premiado com a Luva de Ouro. Em 1991, transferiu-se para o California Angels, equipe na qual jogou até 1992, quando se incorporou ao mexicano Jalisco. Um ano mais tarde foi comprado pelos Baltimore Orioles, em 1994, jogou com os Phillies da Filadélfia, e, a partir de 1995, no San Diego Padres, mas sem dúvida o esplendor de sua carreira ficou nos anos 1980. Ganhou 158 partidas, perdeu 133 e completou 31 shutouts. Fernando “Toro” Valenzuela retirou-se das Ligas Maiores em 2000.
Em 2015, adquiriu a nacionalidade norte-americana. É comentarista das partidas do Los Angeles Dodgers nas transmissões por rádio em língua espanhola.