PTD, Barbados

Partido Trabalhista Democrático, Barbados

Como uma dissidência do Partido Trabalhista de Barbados (PTB), o Partido Trabalhista Democrático (PTD) nasceu em 1955. A partir de então, os dois partidos vêm se revezando no comando do país caribenho. Seu maior líder foi Errol Walton Barrow, ex-piloto da Real Força Aérea, que participou de doze missões durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1961, o PTD venceu as eleições parlamentares e indicou Barrow primeiro-ministro. Apesar do status de colônia, Barbados já contava com relativa autonomia em relação à Grã-Bretanha. Diante do amplo desejo de autonomia da população, Barrow liderou as negociações da independência, aceita pelo Parlamento inglês, em 1966.

Os anos seguintes foram marcados pelo esforço para diversificar a economia da ilha, então muito dependente da decadente indústria do açúcar. Um dos caminhos escolhidos foi a exploração do potencial turístico, constituído por belas praias, sol intenso e mar azul. O PTD permaneceu no poder até 1976, quando seus rivais do PTB retornaram ao poder. Com Erskine Sandiford, conseguiram voltar ao governo e o controlaram entre 1986 e 1994, quando novamente perderam as eleições para seus rivais.

Com origem nos movimentos de trabalhadores do século XX, passa por uma revisão ideológica. Alguns de seus líderes defendem o que chamam de socialismo democrático. Em 2003, o partido perdeu posições para o PTB, mas voltou ao poder em 2008.

Conteúdo relacionado
Barbados
PTB