PPP, Guiana

Partido Progressista do Povo, Guiana

O PPP, fundado em 1950, foi o primeiro partido político da Guiana. Por um longo período foi liderado por Cheddi Berret Jagan, que inicialmente defendeu a causa da independência. Depois da divisão do partido, que antes representava a união das duas maiores etnias, em meados dos anos 1950, tornou-se majoritariamente indo-guianense.

Desde o princípio, o PPP se apresentou como um partido com orientações socialistas e, por esse motivo, seus líderes sofreram ações de espionagem da CIA e do MI5, bem como restrições legais. Venceu as eleições de 1953, 1957 e 1961 e enfrentou, nesse período, uma forte oposição da Inglaterra e dos Estados Unidos. Posteriormente, Cheddi Jagan declarou que o partido seria comunista e defendeu a estatização de todas as indústrias.

Após o processo de independência os conflitos raciais se intensificaram. O PPP venceu novamente as eleições de 1964, mas uma manipulação da eleição pela oposição com o governo colonial levou a oposição ao governo.

Donald Ramotar, do PPP, foi eleito presidente em 2011. Em 2015, o partido não fez o seu sucessor. David Granger, da coalizão composta pela Aliança pela Mudança (AFC, na sigla em inglês) e pela Aliança para a União Nacional (APNU), venceu as eleições.


Conteúdo relacionado
Guiana
Jagan, Cheddi Berret