PUB

Partido Unido das Bermudas

Criado em 1964 por 24 membros da Assembleia local, o Partido Unido das Bermudas (PUB), de caráter conservador e oficial, apareceu como resposta política ao surgimento do Partido Trabalhista Progressista (PTP), no ano anterior. Desde 1968, quando o território de Bermudas ganhou maior autonomia política, o PUB manteve-se no governo por trinta anos, até ser derrotado pelo PTP, em 1998. Nas duas primeiras eleições pós-1968, conquistou trinta das quarenta cadeiras disponíveis na Assembleia.

Quanto à delicada questão da independência de Bermudas, o PUB tem sustentado que a manutenção dos laços coloniais com a Grã-Bretanha contribui para a estabilidade política, econômica e social do território, além de gerar confiança nos investidores internacionais que procuram as ilhas. Em 1979, o governo do PUB concluiu que o tempo para a independência “ainda não chegou”, mas que futuramente poderia haver mudanças. Em 1995, durante um governo do PUB, após anos de postergações, organizou-se um referendo sobre o tema, que rejeitou o projeto de independência.

De 1982 a 1995, o líder do PUB, John William David Swan, foi o premiê de Bermudas. Em 1998 e 2003, o partido sofreu suas primeiras derrotas eleitorais em mais de trinta anos de história.

Conteúdo relacionado
Bermudas
PTP
Swan, John William David