O Movimento Nacional Livre (MNL), partido político das Bahamas, surgiu oficialmente em outubro de 1971, reunindo dissidentes do Partido Liberal Progressista (PLP) insatisfeitos com a liderança personalista de Lynden Oscar Pindling e outros oposicionistas de diferentes agremiações, sobretudo conservadores. O partido apresenta-se como mais liberal que seu principal adversário, o PLP, que estaria politicamente à esquerda.
O MNL começou a tomar forma quase um ano antes de sua fundação, em uma tensa reunião do PLP, que resultou na saída de oito dos seus membros. Mais tarde, outros membros do PLP deixaram o partido para ingressar no MNL. Em sua primeira disputa eleitoral (1972), conseguiu dez cadeiras na Assembleia contra 28 do PLP. O processo de independência conduzido por Pindling fortaleceu a posição do PLP, e o MNL perdeu cinco parlamentares, que deixaram o partido para fundar outro.
Nas eleições do ano seguinte, o MNL amargou uma grande derrota, elegendo apenas dois nomes para a Assembleia, voltando a recuperar-se em 1979. Nas eleições de 1982, obteve onze cadeiras. Durante a década de 1980, as diferenças políticas com o PLP tornaram-se superficiais, e a divisão racial entre partidos deixou de ser relevante, pois negros assumiram o controle de ambas as organizações. Os dois partidos, além disso, passaram a defender a livre empresa, a democracia e o capitalismo. Com a denúncia feita pela rede de TV norte-americana NBC de envolvimento do governo Pindling com o tráfico de drogas, o MNL liderou a oposição na tentativa de derrubar o governo, mas, apesar dos esforços, as eleições de 1987 deram nova vitória ao PLP, que ficou com 31 das 49 cadeiras, enquanto o MNL conseguiu apenas 15.
Em 1992, o partido obteve sua primeira vitória eleitoral (32 cadeiras) e indicou Hubert Ingraham para primeiro-ministro. O novo governante fora expulso do PLP em 1986, por cobrar explicações para os escândalos que envolviam o governo. No governo, o MNL buscou aprofundar a liberalização do setor financeiro do país e recuperar a indústria do turismo, afetada pelos escândalos relacionados ao tráfico de drogas e pela fama local de grande consumo de cocaína. Em 1995, o governo promoveu a venda de unidades do Hotel Corporation (complexo estatal do setor turístico) a empresas estrangeiras.
Em 2002, depois do fraco desempenho eleitoral, o MNL conquistou apenas sete das quarenta cadeiras da Assembleia, e o PLP voltou ao governo. Hubert Ingraham foi eleito primeiro-ministro novamente em 2007, quando o MNL ganhou 23 postos parlamentares. Em 2012, o MNL conquistou 9 assentos, contra 29 do PLP.