Aos vinte anos, Gabriel Medina Pinto Ferreira tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar o título do Circuito Mundial de Surf (WCT), no Havaí (EUA), em 2014.
Nascido no litoral norte do estado de São Paulo, começou a pegar onda na infância incentivado pelo padrasto e treinador de surfe Charles Medina. Aos onze anos venceu seu primeiro campeonato nacional, (categoria sub-12), dando início a uma sequência de vitórias nos campeonatos amadores de que participou. Foi tricampeão estadual e venceu os circuitos Volcom Internacional sub-14, Quicksilver King of Groms e Rip Curl Grom Search.
Aos quinze anos assinou contrato com a empresa australiana Rip Curl, e um ano depois já fazia parte da elite do esporte, o ASP World Tour (WCT), que reúne os 36 melhores surfistas do mundo. Em 2012, foi o primeiro surfista a realizar em competição uma das manobras mais raras e difíceis do esporte, o backflip, um mortal de costas. Em 2014, no Havaí, sagrou-se campeão mundial depois que seus rivais diretos pelo título, o norte-americano Kelly Slater e o australiano Mick Fanning, não chegaram às quartas de final. O título lhe valeu um lugar na lista das cem pessoas mais influentes do mundo segundo a revista norte-americana Time, na categoria Ícones.