Maior tenista brasileiro de todos os tempos, Kuerten iniciou sua carreira meteórica em 1995 e com poucos anos de profissionalismo conquistou o título de Roland-Garros, na França, inesperadamente, em 1997.
Chamado carinhosamente de Guga, começou a jogar tênis aos seis anos de idade. Perdeu o pai aos oito anos e foi treinado desde os quatorze anos – e até 2005 – por Larri Passos, que o convenceu a se profissionalizar. Especialista em quadras de saibro, alcançou o ápice da sua carreira em 2000 e 2001, quando liderou o ranking mundial de simples por 44 semanas e venceu mais duas vezes em Roland-Garros (além de ter conquistado vários outros títulos importantes e de ter liderado a equipe brasileira até as semifinais da Copa Davis).
Em 2002, acometido por fortes dores provocadas por desequilíbrio muscular no quadril direito, que já o perturbavam no ano anterior, submeteu-se à primeira de duas intervenções cirúrgicas. Em sua volta às quadras, não conseguiu mais manter a qualidade de seu jogo, caindo no ranking mundial.
Despediu-se do esporte no palco que o consagrou, a quadra central de Roland-Garros. Na manhã de 25 de maio de 2005, um domingo, pela primeira rodada do torneio francês, ele perdeu para Paul-Henri Mathieu, dando adeus ao tênis.