Chefe de cozinha, autor de livros de gastronomia, proprietário do D.O.M, em São Paulo, considerado um dos melhores restaurantes do mundo, Alex Atala (nascido Milad Alexandre Mack Atala) tornou-se um empreendedor irrequieto na área gastronômica. Ele, por exemplo, é sócio fundador da marca Retratos do Gosto, que apoia pequenos produtores de alimentos sustentáveis, artesanais e de qualidade.
De uma família de origem palestina, aos dezoito anos deixou o país rumo à Europa. Ali fez um curso profissionalizante de gastronomia e começou a desenvolver sua arte culinária. De volta ao Brasil, trabalhou no restaurante Filomena, onde ganhou seu primeiro prêmio: Melhor Jovem Chef, pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Diferenciados. Em 1999, com mais dois sócios, abriu o restaurante D.O.M, que rapidamente se tornou um sucesso de público e de crítica. À frente do empreendimento, Atala coleciona prêmios.
Em 2013, reuniu um grupo de amigos e criou o Instituto Atá, que para promove a diversidade de ingredientes e uma relação mais sustentável com os alimentos. Lançou a campanha #eucomocultura, para que a gastronomia brasileira seja incluída no segmento das atividades culturais.
É autor dos livros Por uma gastronomia brasileira (2005), Com unhas, dentes & cuca – Prática culinária e papo-cabeça ao alcance de todos (2008) e Escoffianas brasileiras (2008).