PLD

Partido da Liberdade de Dominica

Constituído em 1968, o PLD combateu ativamente, durante a década de 1970, as políticas dos governos trabalhistas, sobretudo do primeiro-ministro Patrick John (1974-1979), acusado de corrupção e atividades ilegais.

Os liberais chegaram ao poder em 1980, sob a liderança de Mary Eugenia Charles, que foi primeira-ministra do país por quinze anos consecutivos. Em parte, a vitória dos liberais pode ser explicada pelos escândalos que atingiram o governo de Patrick John. Mas resultou também de um descontentamento generalizado, principalmente entre os mais jovens, com a posição do governo trabalhista, muito distante das aspirações de mudança social.

A firme defesa de posições conservadoras sobre temas polêmicos e a personalidade forte da primeira-ministra foram a marca registrada do período de comando de Eugenia Charles e do PLD. A primeira-ministra afirmou que seu governo teria um caráter “liberal, democrata e anticomunista”. O alinhamento com os Estados Unidos valeu a seu governo amplo acesso a financiamento direto do governo Reagan e do FMI.

Em 1981, o governo de Eugenia Charles sobreviveu a duas tentativas de golpe de Estado malsucedidas, em que o ex-ministro trabalhista Patrick John, envolvido nos episódios, foi condenado à prisão. Nas eleições de junho de 1985, quando os liberais conquistaram a segunda vitória consecutiva – ganharam 15 das 21 cadeiras da Assembleia –, a oposição trabalhista acusou-os de ter recebido recursos financeiros dos EUA, em retribuição ao apoio às políticas anticomunistas norte-americanas na região, entre elas o Plano Reagan.

A terceira vitória, em 1990, foi mais apertada, com onze lugares na Assembleia, mas suficiente para o terceiro e último mandato de Eugenia Charles. Em 1993, ela deixou a liderança do partido, mas, no entanto, permaneceu como primeira-ministra até 1995.

Em 2004, o candidato do PLD, Leonel Fernández, venceu as eleições e foi reeleito em 2008. Nas eleições para o Congresso, em 2010, o partido elegeu 31 senadores e 102 deputados. Em 2012, Danilo Medina, candidato do partido, venceu as eleições presidenciais.

Conteúdo relacionado
Dominica
PTD, Dominica