Sobre o Portal

Apresentação portal

Este é o portal da Latinoamericana, a enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe, originalmente publicada no segundo semestre de 2006 e vencedora do Prêmio Jabuti como livro do ano não-ficção de 2007. Esta versão eletrônica atualiza e amplia o conteúdo que existia somente em papel, incorporando a ele as facilidades proporcionadas pelo meio digital. E, mais importante: multiplica exponencialmente o alcance da Latinamericana, uma vez que o acesso ao portal é gratuito.

 Assim como na versão em livro, a produção de conteúdo envolvendo a atualização dos verbetes originais e a produção de novo material, esteve sob responsabilidade do cientista social Emir Sader. E a coordenação executiva do projeto portal Latinoamericana coube a editora Ivana Jinkings, da Boitempo e da Revista Margem Esquerda.

 Com relação aos verbetes dos países desta versão eletrônica, cabe o seguinte esclarecimento: o leitor irá notar que, em alguns deles, o texto foi dividido em duas partes. Isso acontece quando a versão impressa de 2006 e sua atualização não foram feitas pelo mesmo autor. Nesse caso, as diferentes autorias estão devidamente creditadas, com assinaturas no início dos respectivos textos.

 A responsabilidade sobre as opiniões emitidas nos verbetes é integralmente dos autores, não representando a opinião da equipe Latinoamericana.